Mais uma conquista para as portadoras de endometriose

As notícias não param! E hoje temos uma notícia maravilhosa!

No dia 16 de maio, na Sessão Legislativa , foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 36/2022 que institui o Dia Municipal De Conscientização da Endometriose no município de Arroio Grande.


O projeto de autoria do vereador Lizandro Araújo tem como objetivo promover palestras e rodas de conversa esclarecedoras sobre a doença. A melhor forma de quebrar tabus e conscientizar sobre a endometriose é falar sobre. Além de possibilitar dar o apoio às pacientes. 


A lei inclui a criação e realização de campanhas educativas através de panfletagem e distribuição de cartazes informativos sobre a doença em locais de circulação do público feminino. como as Unidades de Saúde, Clínicas Médicas, Farmácia, CAPS, CRAS, entre outros.


Como forma de atrair a atenção para a causa, a cor escolhida para marcar a data será o Amarelo. Quando adotará o Laço Amarelo nas repartições públicas como forma de apoiar o mês da Conscientização da Endometriose (Março Amarelo).


A endometriose é ainda uma doença pouco conhecida, e silenciosa. Entretanto, é cada vez maior o número de mulheres acometidas. Para um diagnóstico certeiro e precoce, e um tratamento que ajude na qualidade de vida é necessário que falemos abertamente sobre a doença.


Quanto mais soubermos e compartilharmos, mais mulheres poderemos ajudar!


A conscientização sobre a endometriose é essencial para que possamos combater a doença. Ajudar a todas as pacientes, e melhorar a qualidade de vida delas.


Temos urgência na conscientização, e essa nova Lei é uma luz nos olhos das portadoras e de toda a população.


Vamos falar mais sobre endometriose!


Juntas em uma só voz!



Artigo escrito por Lavínia Romera




Fonte: Projeto de Lei nº 36/2022, da Câmara Municipal de Arroio Grande - RSImagem: Unsplash, por Clay Banks.