Entendendo a endometriose: os impactos na vida

Você já se perguntou o que é endometriose?


Endometriose é o nome de uma doença em que encontram-se células similares ao do revestimento do útero em outras partes do corpo.


Todo mês estas células agem da mesma forma às do útero. Acumulam, e em seguida rompem e sangram. Mas ao contrário do útero, no qual o sangue é eliminado, neste caso, as células não têm como escapar.


Durante a menstruação, o corpo passa por mudanças hormonais todo mês. Os hormônios são liberados naturalmente para preparar o revestimento do útero em caso de fertilização. Se a gravidez não ocorrer, o revestimento se rompe e ocorre o sangramento.


Na endometriose, essas células similares ao útero reagem ao ciclo menstrual todo mês, e sangram. Mas o sangue não tem como sair do corpo. Isso ocasiona dor, inflamação, e formação do tecido cicatricial.


Impacto na Vida


A endometriose causa um grande e significativo impacto na vida das mulheres. Podemos listar alguns, como:


  • dor crônica

  • fadiga e/ou falta de energia

  • depressão e/ou isolamento social

  • problemas em relacionamentos

  • infertilidade

  • dificuldade no trabalho ou compromissos sociais


Deve-se entender que endometriose não é apenas um “período de dores menstruais”. É uma doença que acarreta diversos problemas, inclusive psicológicos. As pacientes podem sofrer de desconforto psicológico. Como frustrações e sentimento de falha repetida.


Os problemas e complicações causados pela doença podem levar algumas pacientes, em seu subconsciente, a criar uma comparação com outras pessoas. Algumas mulheres se sentem diferentes e estranhas, pois pode ocorrer comprometimento da infertilidade. E se consideram deficiente no papel da maternidade.


A falta de compreensão e entendimento da doença pode provocar um isolamento social.


E por isso que há uma necessidade de cuidado e conhecimento da doença. As pacientes devem criar estratégias para tentar melhorar a qualidade de vida.


Mudanças do estilo de vida podem auxiliar. Entender a doença é capaz de auxiliar na redução do estresse, divertir-se no trabalho, caminhar, praticar exercícios e estar com amigos. O tratamento da dor, com a medicina convencional, ajudará na redução de dor. A inclusão de métodos alternativos podem ser grandes aliados.


Entenda

Um dos passos mais importantes quando há um diagnóstico positivo, é entender a doença. Não atribua causas. Saiba que cada pessoa é uma pessoa, e que cada caso é um caso.

Busque informações, apoios e tratamentos, inclusive psicológicos.


E relembre que:


Endometriose não é uma infecção

Endometriose não é contagiosa

Endometriose não é câncer.



Artigo escrito por Lavínia Romera.


Referências:

  • Endometriosis uk.org

  • Namazi, M., Moghadam, Z.B., Zareiyan, A., Jafarabadi, M. Exploring the impact of endometriosis on women's lives: A qualitative study in Iran. Nursing Open. 2020. https://doi.org/10.1002/nop2.744.


Imagem: Unplash, por Annie Spratt.