Dia Nacional da Luta contra a endometriose: TEMOS

Uma luz continua a brilhar. 


A luta pela conscientização e acesso ao tratamento da endometriose ganhou uma nova vitória.

Projeto de Lei sancionado


Em 13 de abril de 2022, o presidente da república sancionou a Lei nº 14.324 de 12 de Abril de 2022. Que institui o dia 13 de março como Dia Nacional de Luta contra a Endometriose. E, também, a Semana Nacional de Educação Preventiva e Enfrentamento à Endometriose.


O objetivo desse projeto de lei é chamar a atenção para a endometriose. Além de divulgar ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais.


Será possível orientar de forma mais direta e efetiva a busca pelo diagnóstico precoce e tratamento integral. Uma forma de garantir o acesso universal e equitativo aos serviços públicos.


A ideia desse projeto também é democratizar as informações sobre técnicas de diagnóstico e tratamento. Assim como, sensibilizar toda a sociedade com a endometriose. Pois assim,  é possível divulgar, informar e orientar as mulheres sobre os tratamentos. E também,  sobre a infertilidade associada com a doença.

 

Importância da sanção presidencial


A endometriose acomete milhares de mulheres no Brasil. O Ministério da Saúde acredita que há pelo menos 7 milhões de mulheres portadoras de endometriose. Um número elevado. 


Mas um dos maiores problemas relacionados à endometriose é a demora no diagnóstico. Uma demora que pode diminuir as chances efetivas de tratamento. Além de comprometer a saúde e bem estar da paciente, e causar infertilidade.


Essa sanção presidencial traz à tona a discussão do enfrentamento de uma doença grave, e com grande incidências entre as mulheres. Muitas vezes, sem elas saberem.


Quanto mais conseguirmos disseminar informações sobre a doença, poderemos ajudar muito mais mulheres. Auxiliando-as desde o diagnóstico até as formas de tratamento. Inclusive, dando suporte emocional, algo que elas precisam e muito.


Uma luz que continua brilhando


São medidas assim, que visam comunicar e criar estratégias que envolvam toda a sociedade, que fazem diferença na vida das pessoas.


É um início para um longo caminho que percorremos sobre essa doença.


Uma forma de termos auxílio do governo. Para existência de diagnósticos mais efetivos e precisos, formas de tratamento, claro, dar o suporte necessário às pacientes.


Comunicar. Informar. Ajudar uma causa. Explicar sobre uma doença. Acalentar os corações inseguros e tristes que vivem com a endometriose.


Uma lei que dá brilho a luz que envolve a causa da endometriose. Que ela continue brilhando, sem perder intensidade. E sem se apagar. Se depender de nós, ela persistirá e juntas ajudaremos a todas as mulheres.


Artigo escrito por Lavínia Romera


Fonte:Imagem: Unsplash por Guilherme StecaneMinistério da Saúde