O Gaslighting Médico – (Manipulação e Abuso Psicológico)
Por que muitas mulheres com Endometriose passam a ter “TRAUMA” das consultas e plantões médicos?
Provavelmente porque foram vítimas do chamado “Gaslighting Médico”, termo que significa Manipulação, usado para definir comportamentos de desconsideração, distorção dos fatos, desvalorização e menosprezo pelos sintomas que a mulher apresenta quando busca o atendimento médico. O posicionamento da paciente é visto pelo profissional da saúde como exagero, estresse, transtorno emocional ou loucura. Quando o médico atribui seus problemas de saúde física à sua saúde mental, excesso de peso ou falta de cuidados pessoais. Essas condutas além de atrasarem o diagnóstico verdadeiro, podem ocasionar em sequelas físicas quando a doença não é tratada de forma correta. A maioria dessas falhas é causada por falta de conhecimento do profissional. Infelizmente é algo recorrente na vida da portadora de endometriose que sofre ou sofreu com dores constantes. A paciente passa a desconfiar e a duvidar de suas próprias percepções e de sua sanidade mental.
Algumas delas, que vivenciaram esta manipulação e “abuso psicológico” em atendimentos médicos, passam a não frequentar mais os plantões ou consultas médicas temendo reviver a situação traumática ou por duvidarem de si mesmas, acreditando que o profissional de saúde tenha razão quando aponta que o problema/a dor é emocional. Entretanto, recorrem à automedicação e em casos mais extremos perdem a esperança de obter uma solução para suas dores e perdem o desejo de viver e desenvolvem de fato problemas emocionais graves.
Os traumas psicológicos podem acontecer quando a pessoa é exposta e oprimida por situações extremamente angustiantes (neste caso, a consulta médica se torna um evento traumático, com a vivência deste tipo de abuso psicológico)
Mulheres com endometriose NÃO são dramáticas e nem tampouco pessoas difíceis (como ouvimos por aí…). Elas sentem dores reais e as reações podem ser diversas e intensas, proporcionais às sensações físicas. São pessoas que vivem um sofrimento extremo e estão cansadas e desgastadas de tanto procurar ajuda e tratamento e não encontrarem.
Sobretudo, existem profissionais qualificados com atendimento humanizado e acolhedor. Nosso desejo é que eles sejam a regra e não a exceção!
Para as mulheres que estão em sofrimento, seja ele físico ou psicológico não desistam de buscar ajuda! O tratamento é possível!
Psicóloga Ana Alzira Viggiano - @psicologia_paraendometriose