Estas vitaminas essenciais podem ajudá-lo a controlar os sintomas da endometriose
A inflamação crônica causada por estilos de vida inflamatórios e dietas pobres é uma das principais causas de doenças crônicas. E para nós com endometriose, comer para ter saúde pode fazer uma diferença em nossa qualidade de vida e experiência com a doença.
Hoje, quero compartilhar algumas vitaminas que podem ajudar a melhorar nossos ciclos menstruais, mas também combater a endometriose.
Vitamina D
Muitos de nós lutamos para obter vitamina D. suficiente. Ela é encontrada em ovos, carne vermelha e peixes oleosos, e também a criamos a partir da luz solar.
A deficiência de vitamina D tem sido fortemente associada à endometriose. A pesquisa mostrou que não apenas os níveis baixos contribuem para o desenvolvimento da doença, mas também sua gravidade e até mesmo o tamanho dos endometriomas, embora isso esteja agora sendo debatido.
A deficiência de vitamina D também foi associada a várias condições de dor crônica.
Em estudos, a vitamina D foi encontrada para aliviar a dor em pessoas com dismenorreia, e os baixos níveis da vitamina podem estar ligados à ocorrência de distúrbios menstruais.
Vitamina E
A vitamina E pode ser encontrada em alimentos como azeitonas, azeites, nozes e sementes, e também em frutas e vegetais como brócolis e abacate.
A endometriose é uma doença inflamatória. Foi demonstrado que o estresse oxidativo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e nos sintomas da endometriose, e a pesquisa também descobriu que as mulheres com endometriose têm níveis mais baixos de antioxidantes, que neutralizam o processo de oxidação inflamatória prejudicial.
A vitamina E é um antioxidante maravilhoso que demonstrou reduzir significativamente a dor pélvica, tanto durante o sexo quanto durante a menstruação, em pessoas com endometriose.
Vitamina C
Os alimentos ricos em vitamina C incluem morangos, brócolis, pimentão e frutas cítricas, para citar alguns.
Além da vitamina E, a vitamina C foi o outro antioxidante utilizado no estudo citado acima, na dose de 1.000 mg por dia durante dois meses.
Além disso, a vitamina C pode aumentar os níveis de progesterona. Baixos níveis de progesterona podem causar enxaquecas cíclicas, lutas de fertilidade, TPM e mau humor, entre outros sintomas. Na verdade, alguns dos que podemos pensar são sintomas de endometriose podem ser devidos a desequilíbrios hormonais.
No entanto, a suplementação de vitamina C também pode aumentar os níveis de estrogênio. Só para ficar claro, a vitamina C é um nutriente essencial de que todos nós precisamos, então não corte alimentos ricos em vitamina C porque você está preocupado com o aumento dos níveis de estrogênio!
B6
A vitamina B6 pode ser encontrada em alimentos como feijão, abóbora, banana e carne.
Muitos dos clientes que vejo sofrem com a predominância de estrogênio, um desequilíbrio hormonal que ocorre quando o estrogênio está muito alto e, portanto, domina a progesterona, ou a progesterona está muito baixa, criando um cenário de estrogênio dominante, mesmo que não haja uma quantidade excessiva de estrogênio. Claro, você também pode ter níveis elevados de estrogênio e níveis baixos de progesterona ao mesmo tempo!
A vitamina B6 ajuda a eliminar o estrogênio em excesso, ajudando o fígado a filtrar o hormônio para fora do corpo depois de usado.
A vitamina B6 também foi encontrada para aumentar os níveis de progesterona, então, novamente, é útil se você tiver quaisquer sinais de deficiência de progesterona ou dominância de estrogênio, como menstruação intensa ou cólicas dolorosas.
Finalmente, a vitamina B6 também demonstrou ajudar a aliviar os sintomas pré-menstruais, como seios doloridos e ansiedade.
O resultado final
Comer uma variedade de alimentos saudáveis é uma ótima maneira de garantir que você está apoiando seu corpo para lutar contra a endometriose.
Texto por Daniela Ascoli