6 maneiras de ajudar a controlar a fadiga da endometriose
Faça uma dieta anti-inflamatória rica em antioxidantes, fibras e gorduras saudáveis; uma dieta mediterrânea é um ótimo exemplo. A dieta mediterrânea é rica em alimentos integrais; vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, nozes, sementes, especiarias e azeite são consumidos diariamente. O peixe é consumido cerca de 4 vezes por semana. Aves e ovos são consumidos com moderação, a carne vermelha é limitada a no máximo uma vez por semana e alimentos processados são evitados. Certifique-se de beber bastante água, pois mesmo uma desidratação leve pode causar fadiga.
As mulheres que experimentam sensibilidades alimentares precisarão de uma dieta mais adequada, removendo os alimentos que estão desencadeando seus sintomas e contribuindo para a inflamação. Alimentos problemáticos comuns para mulheres com endometriose podem incluir leite de vaca, glúten e ovos. Os sintomas digestivos podem ser resultado de outros problemas, como má absorção de alimentos com alto teor de FODMAP ou sensibilidades químicas, como a histamina.
A meditação mindfulness é conhecida por oferecer uma gama de benefícios, incluindo maior tolerância à dor e qualidade do sono ,. Mindfulness é simplesmente observar o momento presente sem julgamento ou apego aos seus pensamentos. Comece com apenas 5 minutos de atenção plena por dia e aumente gradualmente. Mindfulness não precisa ser praticada sentado no chão de pernas cruzadas, você pode simplesmente sentar em uma cadeira confortável e desfrutar de sua bebida favorita, ou você pode tentar respirar lentamente pela barriga. Aplicativos como Insight Timer ou Calm também são úteis e oferecem uma grande variedade de meditações guiadas.
Experimente suplementar: CoQ10 é um antioxidante, mas esse nutriente também está envolvido na produção de energia e pode ajudar a aliviar a fadiga . Outros suplementos que são úteis para a inflamação, estresse oxidativo e metabolismo energético são magnésio, B6, zinco, óleo de peixe, vitamina E, vitamina C, curcumina e N-acetil cisteína.
Os exercícios também podem ser úteis no controle da fadiga, mas podem ser difíceis de incorporar inicialmente; comece devagar e encontre um tipo de movimento de que goste. Ioga, qi gong ou caminhada são formas suaves de exercício. Outra opção é trabalhar com um fisiologista do exercício, que pode criar um programa de exercícios adequado às suas necessidades.
Implemente uma rotina de higiene do sono. Uma boa noite de sono é fundamental para sua saúde. Planeje com antecedência e decida a que horas você quer dormir, então pelo menos 30 minutos antes desligue as luzes, desligue todos os aparelhos eletrônicos e faça algo relaxante como ioga ou meditação. Evite bebidas alcoólicas, faça uma grande refeição antes de dormir e evite a cafeína após o meio- dia. Se possível, vá para a cama todos os dias à mesma hora e acorde todos os dias à mesma hora.
Também deve ser observado que a fadiga crônica pode estar associada a uma série de outras condições de saúde. Se você está lutando contra a fadiga e está interferindo em sua vida, consulte seu médico.
Texto por Daniela Ascoli